quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Refém de Lisboa

Cheira a primavera neste agosto em que me encontro refém de Lisboa. Fiquei.
Enquanto todos rumam a caminho de um qualquer outro lugar... eu permaneço. Sem lutas, sem me debater contra moinhos de vento.
E aproveito o que esta Lisboa tem para me dar neste agosto.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Comboios

Parei para ver passar o comboio... daqueles que não páram em todas as estações e apeadeiros.
Ele passou... eu acenei.
Voltei ao meu recanto minutos depois.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Morrer de amor

Morre de amor quem ama de verdade, de forma incondicional. Morre de amor quem um dia acorda e a cama ao lado ficou vazia. Morre de amor quem um dia prepara as torradas e o café para dois, quando já só há um. Morre de amor a quem o sorriso é roubado e as lágrimas secam.
Depois... teatraliza-se. Finge-se que nada aconteceu... Segue-se em frente. The show must go on!?!?!?

domingo, 29 de julho de 2012

Passados

A minha energia vai baixando até quase ao ponto do não retorno. Os pensamentos correm à velocidade da magia, mas abafam a imaginação e os sonhos. É o poder do ontem... o passado que ganha força, que se agiganta e se instala na minha sala. Há dias em que vem para ficar. E eu rendo-me. Aprendi que não adianta lutar, que a luta para me soltar dessas amarras só o alimenta e lhe dá mais força. Sei que quando se cansar me abandona outra e outra vez... e eu volto a sorrir.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Aqui estou eu... de novo.

Aqui estou eu... de novo. Está tudo tão diferente! Mas... é tudo tão estranhamente familiar.
Movo-me com um à vontade que me enobrece... e ao mesmo tempo me comove.
Chego-me a estranhos... converso um pouco e sigo caminho... até ao estranho seguinte.
Os contrastes acentuam-se... movem-se e mudam de lugar.
E eu? Eu permaneço. Numa imobilidade que me leva além fronteiras, para lá do mundo...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aquilo que parece...

Aquilo que parece uma ruga não é. É uma marca? É uma cicatriz? Quem sabe.
É algo que vida me sulcou no rosto e lá foi ficando.
É algo que me faz lembrar todos os dias que este dia é mais um... a somar a tantos milhares de outros onde sorrisos e lágrimas se cruzaram e se completaram.
Aquela ruga... ou seja lá que nome tem... é só mais uma marca de guerra, uma prova de que estou viva. Um motivo de orgulho.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Realidade

Um pontinho de luz forma-se em mim. Uma ideia que cresce, sempre mais e mais até quase ao seu estado de exaustão.
Antes de rebentar num mar de estrelas sem fim... esvazia-se tolhido pela ferocidade da realidade.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Livro Solidário

O Gui é um menino como tantos outros, com muitos sonhos. Um deles é poder andar de bicicleta. (http://forcagui.wordpress.com/). Para que isso venha a ser possível precisa de fazer 3 horas de fisioterapia por dia (algo que é extremamente dispendioso).
Vamos ajudar?
Na sexta feira, dia 20, a partir das 18:30, o Centro Comercial de Odivelas (Kaue - Centro Comercial de Odivelas, Lda,
Rua Major Caldas Xavier, 52 - 1.C, 2675-311 Odivelas) cedeu-me um espaço para apresentar o livro "Das Minhas Águas Furtadas" e toda a verba angariada será para o Gui avançar com a fisioterapia.
Conto convosco!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Em ti

Senta-te. Respira bem fundo. Fecha os olhos por uns momentos. E vê-te.
Que vês tu? Nada?
Que despero toma conta de ti e te abalroa!
Calma. Volta a respirar bem fundo e a fechar os olhos. E permanece.
Acima de tudo... aprende a permanecer... em ti.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Um dia...

Talvez um dia volte a encontrar um grande amor...
Talvez um dia ponha a mochila às costas e parta sem rumo certo...
Talvez um dia tudo faça sentido... ou um sentido...
Talvez um dia tudo seja sentido... num sentido...
Talvez... um dia...

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Riscos

Traço um risco a negro numa pequena tela... muito ao de leve. E vou reforçando... até ficar no tom.
E o lápis ganha vida, guiado pela ponta dos meus dedos... e decubro que afinal até sei desenhar.
Não com as regras e os métodos das escolas de desenho. Não com os ritmos dos grandes pintores... ou dos desenhares de profissão.
Naquelas pequenas telas não há regras, não há caminhos, não há redes, nem balizas.
Naquelas pequenas telas não dimensões, nem equilibrios próprios.
Naquelas pequenas telas estou eu... naquele exato momento sou eu.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Há dias assim...

Há dias assim...
Há dias em que o peito aperta e o estômago fica num nó.
Há dias em que uma tristeza desmedida me pesa nos ombros.
Há dias em que o calor me abafa e me corta a vontade de respirar.
Há dias em que as saudades apertam de forma esmagadora.
Há dias em que o espelho me deforma e diminui.
Há dias assim...
E depois há dias...
Dias em que o sol brilha disparatadamente.
Dias em que os sorrisos se multiplicam.
Dias em que me redescubro.
Dias em que pairo.
Dias em que me surpreendo comigo e com o mundo... Dias em que me deixo surpreender.
Há dias com muitos dias por dentro.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Largando a dor

Ontem dei uns passos tímidos, espaçados... ao de leve. Hoje caminho em passos largos. Vou largando o passado. Vou largando a dor do ser...
As marcas? Nem todos as conseguem ver. Eu já não as vejo. Mas sinto-as. Renascem a cada dor de crescimento.
Passei a pisar terreno duro. Deixei para trás o arenoso, que me prendia os movimentos, me dificultava o andar, me prendia a alma... numa luta ao minuto por mim mesma. Por me resgatar.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Muda de vida!!!!

Às vezes nem estamos plenamente satisfeitos. Às vezes vamos ficando. E de vez em quando vamos agarrando com unhas e dentes os balões de oxigénio que a vida nos dá.
Às vezes somos brutalmente empurrados. Sentimos a injustiça, a auto-estima baixa ao limite e fazemos tudo, mas tudo, para mantermos a cabeça fora de água.
A certa altura percebemos que se cumpriu mais um ciclo. Que chegou a hora de mudar de vida.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Forças

Tenho muito frio... e lá fora dizem que está calor.
Faltam-me as forças anímicas. Quero sentar-me numa cadeira, recostar-me e ficar ali oras...assim... de olhos postos no nada. Até esvaziar a mente e a alma do que me atormenta.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Traições

As traições doiem sempre. Não fortalecem. Pelo contrário, deixam feridas que de tempos a tempos reabrem.
Falata de reconhecimento.
Falta de companheirismo.
Falta de...
E tudo volta a sangrar.

sábado, 31 de março de 2012

Companhias

É tão mais fácil deixar estalar a dor... sai sentida... sai doída.
Arrasta-me numa nostalgia saborosa... faz-me levantar vôo e... recordar.
É um moinha no fundo do peito. Aprendi a viver com ela.
Já não sei viver sem ela.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ao teu lado... sempre.

Uma tristeza abateu-se em mim. Olho o relógio e conto os minutos, que teimam em passar mais devagar que nos dias normais.
Quero ir buscar-te, abraçar-te. Aninhar-te no meu colo e dizer-nos... vai correr tudo bem. Estou aqui ao teu lado... vês? Sempre.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Em redor

Olho em redor e procuro encontrar um motivo para sorrir, uma razão que me dê o sentido de tudo.
Olho em redor e vejo dor, preocupação, avareza, mesquinhez... maldade. Vejo fome, corrupção, sede de poder, ganância.
Olho além e lá está... "o" motivo. Aqueles quatro braços que me envolvem no sorriso que procuro. E sereno.
E enquanto penso "vai correr tudo bem" adormeço. Porque o segredo está em ver além.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Este ano

Roubo a ideia a uma amigo... mas penso por mim, sinto por mim e para mim.

Este ano...
... vou procurar-me mais ainda.
... vou esticar-me aos meus limites e ir mais além.
... vou estar mais ainda comigo e com que realmente importa.
... vou lançar-me em projetos, muito meus.

Este ano...
... vai ser dedicado a mim... para que possa estar mais com os outros.