terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O tempo... no Natal

O tempo passa e com ele sucessivos natais... e mais natais...
E com o passar o tempo e dos tempos mais vultos negros se arrastam de loja em loja... uns buscam a prenda perfeita... outros simplesmente uma prenda... até se transformarem em sombras.
Sombras daquilo que foram outrora... sombras de natais em que já foram felizes e em que o Menino Jesus deixava um brinquedo no sapatinho.
Agora? O sapato não chega para tanta inutilidade, que se recebe com indiferença. E é com essa mesma indiferença que se devolve o gesto... que outrora já foi de carinho.
Os sonhos já não são amassados em casa... são comprados.
Perdeu-se o ritual... perdeu-se a ilusão... perderam-se os sonhos nas sombras e nas sobras dos natais passados.

Fábrica das Letras - Natal

3 comentários:

  1. É precisamente o que penso que esta quadra se transformou. Tudo é feito, não por vontade, mas por imposição. Abordo precisamente o tema nessa perspectiva, no aproveitamento das carências das pessoas, afectivas, pela sociedade de consumo.

    ResponderEliminar
  2. Saudade do tempo em que se ia para a cama sem prenda nenhuma e depois de uma noite mal dormida, pelos sonhos do imaginário, levantava-me bem cedo para ver o que o pai natal me tinha deixado no sapatinho...e o pouco era para mim muito!
    Hoje, com a treta de que o natal é quando o Homem(comercial)quizer, a criançada tem prendas pelas notas, pelo comportamento, pela passagem de ano escolar, pelo aniversário, pelos anos do tio, da tia, do avô, do gato, etc...prendas a qualquer hora, que as do verdadeiro natal quase que não tem significado.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por passarem por aqui.
    Brown Eyes: li o teu texto e adorei. No entanto, só porque a maioria segue esta tendência nós podemos SER a diferença.
    Melga:a minha criançada ainda vai para a cama a sonhar com as prendas que o Pai Natal tráz. E recebem prendas nos anos ou de surpresa por razão nenhuma em especia. Não há cá prendas de passagem de anos, ou do dia dos namorados, ou pelo dia de anos do coelho ou do pássaro que temos. Aqui ainda é meio à antiga... eheheh.

    ResponderEliminar